Semana de Oração pela Unidade Cristã na Arquidiocese do Rio!

Cartaz divulgação da tradicional festa Junina do INOSEL, dirigida pelas Irmãs Calvarianas.
Festa Junina no INOSEL – Gávea
29 de maio de 2017
Dia 03 de junho, a partir das 16 h. Entrada R$3,00
Festa Junina do Sodalício da Sacra Família
29 de maio de 2017

Semana de Oração pela Unidade Cristã na Arquidiocese do Rio!

papa Francisco abraça pastores protestantes em Roma.

Papa Francisco na Celebração de Oração pela Unidade Cristã.

Em preparação a Solenidade de Pentecostes, a Arquidiocese do Rio de Janeiro promove, junto ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic-Rio), a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2017, que no Brasil passou a ser denominada de Semana de Oração pela Unidade Cristã.

O tema da Semana de Oração de 2017 inspira-se numa passagem da segunda Carta de São Paulo aos Coríntios: “Reconciliação: é o amor de Cristo que nos impele”. O subsídio de reflexão e orações foi preparado e publicado em conjunto pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e a Comissão Fé e Constituição, do Conselho Mundial de Igrejas. A Semana 2017 faz memória dos 500 anos da Reforma protestante, iniciada por Martinho Lutero. A ideia deste ano é conclamar a todos os cristãos, de todas as denominações, à unidade.

“Esse ano teremos o contexto todo especial da memória dos 500 anos da Reforma protestante. Este movimento marcou uma separação dolorosa na Igreja de Jesus Cristo que não era o seu desejo. Por isso, o tema trabalhado neste ano para as celebrações ecumênicas é o da ‘Reconciliação’. Também lembramos os 50 anos do início dos trabalhos de diálogo católico luterano. Assim, com a lembrança da triste separação da cristandade, também celebramos as iniciativas na direção da reconciliação, do diálogo e do exercício da caridade cristã entre os crentes de várias denominações cristãs, filhos de Deus e irmãos de Jesus Cristo e membros do seu corpo pelo batismo”, explicou o coordenador da Comissão da Arquidiocese para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso e presidente do Conic-Rio, padre Fábio Luiz de Souza.

A Semana de Oração deste ano quer, por um lado, a celebração do amor e da graça de Deus, a “justificação da humanidade somente pela graça”, refletindo a ideia principal das Igrejas marcadas pela Reforma de Martinho Lutero. Por outro lado, reconhecer a dor das subsequentes profundas divisões que afligiram a Igreja, com menção aberta de culpa e oferta de uma oportunidade para dar passos na direção da reconciliação.

“São três as iniciativas concretas do ecumenismo as quais realizamos: a primeira delas é espiritual, ou seja, rezamos juntos. A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos tem essa finalidade, porém de forma mais intensa. A segunda é social, na qual precisamos dar testemunho de Jesus Cristo através do serviço aos irmãos. Por exemplo, iniciarmos uma campanha e atuarmos nela junto, deixando cair as barreiras das Igrejas para realizarmos um trabalho em unidade. A terceira e última motivação é acadêmica, no respeito mútuo, no desejo de querer, realmente, respeitar o irmão na sua diferença, estudar teologicamente as nossas motivações, diferenças, aquilo que temos de igual, para que possamos crescer também na área da teologia”, afirmou padre Fábio Luiz.

Fonte: Site da Arquidiocese do Rio: arqrio.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.