Pastoral da Pessoa com Deficiência após a participação da Missa de Ordenação Episcopal. Catedral de São Sebastião do Rio.
Imposição das mãos do Cardeal Orani sobre a cabeça do Monsenhor Joel. Este gesto é feito em silêncio e é o principal do Rito das Ordenações. Invocação da Graça e do Espirito Santo de Deus.
Pasped na Catedral durante a Missa de Sagração, 28/01/17 – 8:30 h
Jorge, intérprete da Paróquia Bom Jesus da Penha e Cesar, intérprete da Paróquia Santa Margarida Maria da Lagoa e Coordenador Arquidiocesano da Pasped.
Dom Paulo, Dom Orani (Cardeal) e Dom Joel, após a Sagração Episcopal.
A Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro estava lotada. Eram mais de 30 bispos de diversas dioceses do Brasil, dezenas de sacerdotes, diáconos e religiosos e 3 cardeais: Dom Orani João Tempesta, Dom Cláudio Hummes e Dom Eusébio (ambos eméritos). A presença da pastoral da pessoa com deficiência foi um sinal de gratidão ao Dom Joel. No começo do ano de 2000, muito contribuiu e apoiou as iniciativas da Pastoral do Surdo e do Fórum. Bendizemos a Deus pelo seu chamado à plenitude do sacerdócio de Cristo.
Agradecemos a presença dos 4 intérpretes que atuaram ao longo das 3 horas de Celebração Solene e participação da Pastoral do Cego, Pastoral do Surdo, Movimento Ecumênico de Pessoas com Deficiência (FCD) e do Fórum Permanente de PCD. Também diversos voluntários e cuidadores junto aos cadeirantes. Nosso abraço fraterno