Histórico da Fundação, Estrutura e Objetivos
A partir desse momento histórico da Arquidiocese, os desafios quanto à acessibilidade e a inclusão das pessoas dentro das Comunidades e Paróquias foram sendo mais exigidos pela própria Igreja e pela sociedade. Nascia, desde modo o Fórum em meados de 2005!
O objetivo era conhecer as identidades e as pessoas com deficiência e ser um espaço de diálogo, partilha, discussão das políticas públicas. Desde o início, o Fórum foi um espaço inter-religioso, em que pessoas de diversos credos religiosos podiam e podem ter acesso e participar. Destacamos, nessa época, a presença ativa do professor Cesar Bacchim em diversas reuniões preparatórios (2005) em Brasília, junto à Comissão Executiva da CNBB, visando elaboração do subsídio Texto-base 2006 e contribuindo com as experiências das pastorais do Rio de Janeiro.
Em 2006, alguns sinais de transformação e mudança de mentalidade foram se fortalecendo e se estruturando, como por exemplo, a rampa e banheiros adaptados para cadeirantes no Edifício São Joao Paulo II. Nesse mesmo ano, iniciou-se com o apoio e orientação do então, padre Joel Portella, hoje, bispo diocesano de Petrópolis, coordenador de Pastoral da Arquidiocese, foram construídos sanitários acessíveis aos cadeirantes na Catedral de São Sebastião.
A finalidade do Fórum é:
- Discutir projetos e políticas públicas e as Leis que regem o Estatuto da Pessoa com Deficiência;
- Ouvir as experiências das pessoas com deficiência;
- Aprofundar a dimensão espiritual.
Desde a sua fundação, o Fórum se reuniu todas às 4ª feiras, de 18h às 19h30, nos espaços do Edifício São João Paulo II. Após a pandemia, o Fórum iniciou-se com uma série de encontros online, uma vez ao mês. Até o momento, os encontros continuam na forma, online sob a coordenação da FCD (Fraternidade Crista de Pessoa com Deficiência).
A estrutura do Fórum Permanente na Arquidiocese está constituída por um bispo referencial, um assistente eclesiástico (sacerdote), um assessor eclesiástico (diácono permanente) e por um leigo, coordenador arquidiocesano da Pastoral da Pessoa com Deficiência. O Fórum acolhe todas as Pastorais e Movimentos que atuam, diretamente ou indiretamente com a pessoa com deficiência.
Cúria Metropolitana – Edifício São Joao Paulo II
R. Benjamin Constant, 23 – 3º andar – Glória