A programação já estava definida: dia 15 de dezembro, domingo passado, na Peque Cruzada, Lagoa, cerca de 60 pessoas se reuniram para celebrar o Encerramento do ano e o Natal do Senhor. Logo no início, os surdos e intérpretes eram acolhidos pela equipe e orientados para uma Oração Pessoal na Capela de Santa Teresinha do Menino Jesus. No refeitório, o café da manhã partilhada com todos e logo em seguida, o sorteio de 30 brindes.
A vida de comunidade é fundamental para o cristianismo. Desde o começo da Igreja Primitiva, os cristãos viviam em comunidade e partilhavam tudo em comum. A Missa foi presidida pelo Cônego Leandro Câmara, reitor do Seminário Arquidiocesano de São José, do Rio Comprido, concelebrada pelo diácono permanente e assessor da Pasped e acolitado pelo seminarista Thiago.
Toda a Missa foi segundo a cultura do surdos: sem cânticos, respostas todas em Libras e as leituras proclamadas pelos surdos e traduzidas pelos intérpretes. A entrada com a coroa do Advento e a imagem do Menino Jesus, trazido pelo Coordenador Local da Comunidade do Bairro Riachuelo. A presença de duas religiosas atuantes no Seminário estiveram presentes e deram seu testemunho no final da Missa. Estiveram presentes as seguintes Comunidades: Jacarepaguá, Méier, Copacabana, Penha, Niterói, Riachuelo e Lagoa.
O segredo da vida cristã é a convivência fraterna, ou seja, vivido no respeito e no diálogo, porém a meta é o seguimento a Jesus Cristo. Ele congrega e nos unifica… Padre Leandro foi “batizado” pela comunidade: letra “L” encaixada no perfil do rosto; dar o sinal a alguém é nomear e manter o diálogo com o outro. Na sua Homilia, ele destacou que uma das características do agricultor é a paciência.
As estações do ano com suas intempéries leva o agricultor a desenvolver a virtude da paciência. Também foi destacado que somos também sementes, temos um tempo próprio para nascer e dar frutos. No 3º Domingo do Advento, a cor litúrgica rosa é sinal de alegria, pois um Menino nos foi dado, Ele é o Príncipe da Paz, o Deus Conosco!
Nossa gratidão ao Padre Leandro e ao seminarista Thiago e a todos que ajudaram para acontecer a Festa do Natal
Alegrai – vos!!!