A data foi criada no ano de 2005 com a Lei nº 11.133 com o objetivo de promover o desenvolvimento de meios e instrumentos para inclusão da pessoa com deficiência em todos os setores da sociedade brasileira.
Muito foi feito até o dias de hoje, tanto em políticas públicas como em direitos conquistados pela verdadeira inclusão e respeito à pessoa com deficiência.
No aspecto religioso, as Pastorais e Movimentos que atuam com as pessoas com deficiência são muitos e muitos vem sendo criados nas paróquias e dioceses do Brasil.
Recentemente a Pastoral da Inclusão, criada na Diocese de São Carlos no Estado de São Paulo tem como missão acolher todos os envolvimentos com a pessoa com deficiência: pais, amigos e comunidades.
A Catequese para a as pessoas com Deficiência é um dos grandes desafios aos catequistas regulares, pois exige abertura, aprendizagem e conhecimento sobre as especificidades de cada deficiência.
Lutemos e não desanimemos frentes às barreiras e preconceitos, sigamos firmes , unidos em em comunidade para avançarmos para que a Igreja seja espaço para todos, sem exclusão.
Com a graça e a força do Espírito Santo que sopre e nos impulsiona.
Parabéns e nosso abraço fraterno de gratidão a todos que atuam junto à pessoa com deficiência!!