Todos os anos, a primeira Paróquia a receber as Comunidades de Surdos é a de Santa Margarida Maria da Lagoa, Zona Sul do Rio. O pároco, Monsenhor Manuel Manangão, atual Coordenador das Pastorais Sociais da Arquidiocese, portanto é o que acompanha a Pastoral do Surdo.
A primeira atividade da manhã do dia 05 de fevereiro, domingo, foi a coleta de alimentos não perecíveis feita pelos surdos. Já é uma prática desde 2021, organizada pela Equipe de Ação Solidária da Pastoral. Os alimentos serão destinados às famílias carentes da Paróquia.
Logo em seguida foi partilhado o café da manhã e oferecido o bolo de aniversário de fundação da Comunidade da Lagoa: 14 anos de inclusão na Paróquia.
As Irmãs Evangelina e Angélica, da Congregação Irmãs de Belém, apresentaram o tema e o lema da CF 2023: “Fraternidade e Fome”.
A Celebração Eucarística foi presidida pelo pároco, com a presença de 59 surdos das Comunidades de nossa Arquidiocese, de Niterói e da Diocese de Nova Iguaçu.
A participação dos surdos na procissão de entrada, das Ofertas e na proclamação da Liturgia da Palavra foi importante para os paroquianos que sempre acolheram os surdos em diversas atividades.
O Encontro encerrou-se às 13 h com a foto oficial na escadaria da Igreja.
A próxima visita Missionária será no dia 12 de março na Paróquia São Francisco Xavier, Tijuca a partir das 8h e Missa às 10h.