A cor litúrgica é o branco. Para a cultura ocidental e para a liturgia da Igreja significa: festa, alegria, júbilo, vida. Portanto, durante o Tempo Pascal a Igreja usará a cor branca nos paramentos dos ministros do altar.
Três Festa litúrgicas marcam o Tempo Natalino: a primeira, logo após a Solenidade do Natal do Senhor, é a Sagrada Família.
Família tem lugar central na vida da sociedade e tem seu valor fundante para o Cristianismo. Jesus, Maria e José. O casal cumpre a missão de educar Jesus e acolher o Mistério de Deus na terra.
Epifania significa “manifestação”. Jesus se manifesta como Luz para todos os povos, judeus, pagãos e a todos que desejam acolhê-Lo em seu coração. A estrela guiou os Magos para encontrar o Messias, o Salvador da humanidade.
Batismo de Jesus, é outra Teofania de Deus. No momento do Batismo no Rio Jordão, a voz dos céus se fez ouvir: “Este é meu Filho amado, escutai-o”. (Mt 3,17).
As Festas do Natal se completam no Domingo do Batismo (12 de janeiro) e a Liturgia já nos coloca dentro do Tempo Comum, 1º Domingo do período da ação da Igreja. A cor litúrgica será a verde.
Caros amigos, vivamos as alegrias das Festas do Santo Natal, como Dom e Missão.
Dom, pois vem dos céus, presente e gratuidade do amor de Deus a nós e missão pois nos coloca a caminho, como peregrinos juntos do Senhor e com os irmãos.