A Igreja Católica inicia -se com um novo tempo litúrgico chamado de Quaresma: começa com a Missa de 4ª feira de Cinzas (06/03 e termina no dia 18/04 (Quinta – feira Santa). Um tempo especial de reflexão sobre a relação de Deus e o próximo. Um tempo de revisão de vida, de verdadeira mudança de mentalidade. Cristo nos dá a graça para esse reconhecimento: somos pó (frágil) e um dia, ao pó voltaremos. Essa consciência tão pertinente a todos nós, humanos, nos devolve atitudes de simplicidade, desapego aos bens e um despojamento total de tudo que não é fundamental para viver! Hoje na Missa das Cinzas, o sacerdote impõe as cinzas em nossas cabeças ou na testa e diz: “Convertei-vos e crede no Evangelho”. Um convite forte vindo do Senhor Jesus para nós todos que seguimos o Projeto de Deus! Abaixo, as comunidades que enviaram fotos da Missa de Cinzas: Méier, Penha, Lagoa e Niterói (Arquidiocese de Niterói).
2 Comentários
A Pastoral de Surdos da Tijuca também participou da Missa de Abertura da Quaresma e infelizmente não registramos nossa presença por fotografia.
Estiveram na Igreja São Francisco Xavier oito (8) surdos, dois Codinhas (Filhos ouvintes de pais surdos), Danilo e Laura, filhos de Daniel e Tamiris; da Surdocega, Joice, que contou com guias-intérpretes para traduzir interpretar a Missa.
Também contamos com a presença de cinco (5) estudantes ouvintes, da UFOPA – Universidade Federal do Oeste do Pará, da cidade de Santarém, Pará. Elas tem aula de Libras na Faculdade, e estão no Rio de Janeiro para estudos. No período que se encontram no Rio de Janeiro, estão mantendo contato com a Comunidade Surda em vários segmentos. Como são católicas, aproveitaram que estão hospedadas próxima à Igreja, para participarem da Liturgia da Quarta-Feira de Cinzas. Ficaram impressionadas com a Libras Tátil e ao final da missa, se comunicaram com a Surdocega.
Há duas intérpretes de Libras-Língua Portuguesa nessa Pastoral: Mariana e Laura Jane. Tanto elas como as pessoas surdas, se revezam na guia interpretação, pois às vezes outras pessoas Surdocegas vão à Igreja.
Foi um dia de muito conhecimento e trocas linguísticas.
Agradecemos a contribuição da Comunidade da Pastoral do Surdo da Tijuca.