Depois de um ano de preparação e organização dos agentes de Pastoral (surdos e intérpretes) de Nova Friburgo com a Coordenação Regional Leste 1, foi marcada no final do ano passado, para a programação de 2024, a data de fundação da 1ª Comunidade de surdos da Diocese de Nova Friburgo: 05 de maio de 2024.
Bem cedo, os surdos do Regional Leste foram recebidos pela Comunidade local com um café saboroso e seguida da Celebração da Missa , às 9h30 na Igreja de São Francisco de Assis, no Centro da Cidade.
Cerca de 70 pessoas entre surdos e familiares, reunidos em torno do altar, para a Missa do 5º Domingo da Páscoa congregaram com alegria pascal e muita esperança!
Registramos a presença das Comunidades de Surdos: Arquidiocese do Rio: (6 Paróquias), Arquidiocese de Niterói (01), Diocese de Nova Iguaçu (01), Diocese de Duque de Caxias (01) e representante da Diocese de Petrópolis.
A presidência da Missa foi feita pelo Padre Wilson Czaia, sacerdote surdo da Arquidiocese de Curitiba/PR e pelos padres da Diocese: Jandir Pereira Corrêa, reitor do Seminário Diocesano, padre Jorge Eduardo Coimbra do Almo, pároco da Catedral e foi representando o Bispo Dom Luiz, e pelo administrador paroquial da Igreja S. Francisco de Assis, Padre Jeferson Fernandes Nóbrega.
A Missa foi celebrada em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e traduzida para o português pelo professor Cesar Bacchim. As intérpretes Luisa Carestiato de Carvalho Branco e Andrea Duarte da Cunha. Após a Missa, o Coordenador da Pastoral do Surdo do Regional Leste 1 (Estado do RJ), Sr. Alexandre da Silva agradeceu a presença de todos e o acolhimento da Comunidade Local, bem como a presença dos sacerdotes da Diocese e do seminarista Raphael. Foi entregue as sacerdotes e ao Sr. Bispo, um livro das História da Fundação da Pastoral do Surdo na Arquidiocese do Rio (12/09/1981) e as atividades de evangelização e catequese realizada até o ano de 2023.
Após a bênção final da Missa, foram empossados os membros da Coordenação Local da Pastoral: Luciana Ruiz (surda) e a intérprete Luisa Carestiato. Foi apresentada, em seguida, uma dramatização pelos surdos do Rio de Janeiro, com o tema: Jesus Cristo, centro da caminhada da Igreja. A Comunidade de surdos de São João de Meriti, Diocese de Duque de Caxias, Baixada Fluminense, recém fundada, 2022, ofereceu uma rosa artesanal aos surdos de Nova Friburgo. Em seguida, todos os presentes se dirigiram para o almoço no “Espaço Arp”, e um passeio ao Parque Country.
Destacamos a importância da fundação da Pastoral do Surdo em mais uma cidade do Estado do Rio: buscando deste modo, uma Igreja mais inclusiva, em que há lugar para todos, sem exceção. Os surdos e toda pessoa com alguma deficiência precisam ser valorizadas, respeitadas em sua cultura e em sua língua.
Agradecemos ao Bispo Diocesano, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci que acolheu com toda solicitude e amor de pastor e aos paroquianos da Paróquia São Francisco de Assis, pelo carinho demonstrado na manhã de domingo.
Rogamos a Deus, pela intercessão de Nossa Senhora do Silêncio e São Francisco de Sales, padroeiros da Pastoral do Surdo, que a semente lançada, produza frutos na Diocese.