Na noite de quarta – feria, 14 de setembro, Festa Litúrgica da Exaltação da Santa Cruz, Dom Celso, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro participou da primeira reunião online com os intérpretes em Libras. do Regional Leste 1. O evento começou às 20h com um momento de Espiritualidade Bíblica dirigido pela Mônica Volpato da Paróquia São Bosco do bairro Riachuelo.
Em seguida, Dom Paulo fez a abertura da reunião com sua mensagem de incentivo, apoio e gratidão aos presentes. Ele destacou a importância do anuncio do Evangelho através das mãos dos intérpretes. A necessidade do trabalho sinodal entre os intérpretes, com participação dos eventos internos e externos da Pastoral. Comunicou que levaria à reunião dos Bispos, o trabalho da Pastoral que vem sendo desenvolvido há 41 anos na Arquidiocese de São Sebastião. A intérprete Paula, da Paróquia Bom Jesus da Penha deu prosseguimento solicitando de cada participante que respondesse a duas perguntas: Ao longo da caminhada de atuação nas comunidades de surdos, qual fortaleza e qual desafio que o intérprete destacaria?
A presença de 19 intérpretes, destacando as 7 Comunidades da Arquidiocese do Rio: Paróquia Santo Antonio da Pavuna, Santa Margarida Maria da Lagoa, Imaculado Coração de Maria do Méier, Bom Jesus da Penha, Dom Bosco do Riachuelo, Nossa Senhora de Fátima do bairro do Pechincha e não tiveram participação da Igreja de Nossa Senhora do Desterro, Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima e de São Francisco Xavier da Tijuca. A Paróquia Porciúncula de Sant’ana e de São Gonçalo, Arquidiocese de Niterói, Catedral de Santo Antonio de Jacutinga, Diocese de Nova Iguaçu e Paróquia São João Batista, Diocese de São João de Meriti e Paróquia Nossa Senhora da Graças da Diocese de Volta Redonda e Barra do Piraí fazem parte do Regional Leste 1 (Estado do Rio de Janeiro). No final da apresentação: três preocupações foram destaques e relevantes: Formação/atualização da fé cristã/novos intérpretes/crescimento do número de surdos nas Comunidades. São desafios que a Coordenação Regional dos Intérpretes (CRI) e a Equipe de Coordenação precisarão assumir como tarefa e missão.
Os presentes acolheram de bom grado o convite para mais uma reunião virtual para o dia 23/11.
A reunião foi concluída às 21h30 com gratidão a Deus, a alegria do encontro e de darmos mais um passo para vivermos verdadeiramente uma Igreja Sinodal.