No dia 10 de maio, pelas mídias da Arquidiocese do Rio de Janeiro, foi transmitido o Terço Mariano pelo fim da Pandemia. A Oração foi conduzida pelo Arcebispo Dom Orani, Cardeal Tempesta das 20h às 21h.
Em comunhão com o Santo Padre, Papa Francisco, durante os 30 dias do mês de maio, em 30 Santuários Marianos, acontecerá a Oração do Terço pelo fim da Pandemia.
Neste mesmo dia, 10 de maio, na Irlanda, no Santuário de Knock, onde Nossa Senhora apareceu no dia 21 de agosto de 1879, e não pronunciou nenhuma palavra, o Papa complementou a mensagem ao povo irlandês com estas palavras:
“Vocês sabem que na aparição de Knock, a Virgem não diz uma palavra. Entretanto, o seu silêncio é também uma linguagem. Na verdade, é a linguagem mais expressiva que nos é dada. A mensagem que vem de Knock é o grande valor que o silêncio tem para a fé”
Assim, neste dia 10, naquele Santuário, as pessoas com deficiência foram as que conduziram o Terço e foram feitas orações por todas elas.
Desta maneira, aqui no Rio de Janeiro, em comunhão com os católicos da Irlanda, 5 representantes que atuam junto à Pastoral da Pessoa com Deficiência participaram também da recitação dos Mistérios Gloriosos.
No 1º mistério teve a participação do Diácono José Ferreira (BA);
Irmã Alberice, Diretora do Sodalício da Sacra Família da Tijuca, rezou o 2º Mistério;
Professor Cesar Bacchim, Coordenador Arquidiocesano da Pasped, rezou o 3º Mistério;
O 4º Mistério rezou a Coordenadora da Pastoral do Cego, Antonia de Maria;
Encerrando, Gina, voluntária da FCD – Movimento Ecumênico que atua junto às pessoas com alguma deficiência física, rezou o 5º Mistério da Coroação de Maria, como rainha do céu e da terra.
Dom Orani agradeceu a participação dos agentes da Pasped e afirmou que a Igreja acolhe a todas as pessoas que tem alguma deficiência e o seu espaço é de direto pois como membro do Corpo Místico de Cristo congrega e testemunha Jesus a todos.
![]()
