Como acontece todos os anos, a Pastoral do Surdo “Monsenhor Vicente de Paulo Penido Burnier”organiza um dia especial dedicado à pessoa surda. Esse ano aconteceu no auditório da Cúria Metropolitana de Juiz de Fora, situada à Avenida Barão do Rio Branco, 4516.
Cerca de 110 pessoas começavam a chegar logo bem cedo. A programação foi aberta com o Hino Nacional Brasileiro e a Oração do Pai nosso em Libras. Em seguida, Padre Carlos Arlindo e Flora, coordenadores da Pastoral acolheram os participantes vindos de cidades vizinhas e da cidade de Juiz de Fora.
Em seguida, uma mesa redonda com 3 jovens surdos abordando a Lei da Libras no Brasil, acessibilidade e dos desafios que as comunidades de surdos precisam ainda enfrentar.
Logo em seguida, professor Cesar Bacchim, coordenador arquidiocesano da Pastoral da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro fez uma reflexão sobre inclusão na Igreja (dinâmicas) e a contribuição que a Pastoral promove para a inclusão social. Após o café, um grupo de alunos, estudando o Curso Básico de Libras preparam uma música do Roberto Carlos em Libras.
Na parte da tarde, após o almoço, diversas oficinas puderam abordar temas relevantes da identidade e cultura surda. O encerramento foi em torno das 17 h. A Foi um dia dedicado à história e a caminhada de comunidade dos surdos.