No próximo sábado, 20 de Janeiro, a Arquidiocese do Rio de Janeiro celebrará com gáudio e festa, o seu Santo e Glorioso Padroeiro. Este ano, a Trezena tem como tema “São Sebastião superou tudo com amor”, e o subtema do primeiro dia foi “Cristão leigo, sujeito na Igreja e no mundo: esperanças e angústias”, sobre o qual o cardeal versou em todas as visitas do período. Soldado e leigo, Sebastião fez a experiência do seguimento a Jesus. Foi discípulo e deu seu testemunho de fé em Cristo. Não teve vergonha, medo ou dúvida em seguir o Mestre. Seu martírio começou com as flechas em seu corpo, contudo, uma santa mulher, Irene, o acolheu e curou suas feridas. Mais tarde, continuou dando seu testemunho de fé, Sebastião foi condenado e martirizado sob o poder do Imperador Romano.
A nós, cristãos do século 21 nos fala muito alto esse testemunho de Sebastião. Não ter medo da morte e nem dos poderosos deste mundo. Pedimos a todos os cristãos que buscam viver a sua fé, sem medo da perseguição e ainda rezamos pela Igreja que sofre, pois nem todos os países do mundo acolhem a mensagem de salvação de Jesus Cristo.
Programa
Dia 20/01 – sábado
10:00 h – Missa Solene na Igreja Santuário – Basílica de São Sebastião. Rua Haddock Lobo, 266 – Tijuca. Presidência da Eucaristia, Dom Orani João Tempesta e concelebrada pelos Freis Capuchinhos.
15:00 h – Concentração de todos os fiéis com suas bandeiras e estandartes – Pátio externo da Igreja Santuário
16:00 h – Saída da Procissão com a imagem de São Sebastião. As relíquias de São Sebastião serão conduzidas pelo Sr. Cardeal
17:00 h – Encenação do Auto de São Sebastião em frente à Catedral – Avenida Chile
18:00 h – Missa Solene de Encerramento presidida pelo Sr. Cardeal e bispos auxiliares
19:30 h – Retorno da Imagem de São Sebastião à Igreja Basílica dos Capuchinhos