Pastoral do Cego

Histórico da Fundação, Estrutura, Missão e Paróquias

No dia 19 de setembro de 2015 no Sodalício da Sacra Família, Tijuca, Zona Norte do Rio foi fundada a Pastoral do Cego. A fundação foi realizada com uma Celebração Eucarística presidida pelo Padre Renato Cesar dos Santos, residente na Casa do Padre e concelebrada pelo Diácono Permanente José Ferreira Conceição, assessor eclesiástico da Pastoral da PASPED e contou com a presença do coordenador Arquidiocesano da Pasped. Após Missa, houve a apresentação do coral das internas moças cegas da Instituição e em seguida a posse das coordenadoras da Pastoral: Antônia de Maria Luiza e Débora Rodrigues, ambas cegas. A Pastoral do Cego está plenamente ligada à Pastoral da Pessoa com Deficiência da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (PASPED). Os cegos do Rio de Janeiro tiveram há décadas seus espaços acadêmicos garantidos. Destaca-se o Instituto Benjamin Constant, bairro da Urca, onde até hoje é referência nacional para a pesquisa e divulgação da cultura e de trabalhos acadêmicos dos cegos. Há também a instituição católica da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Glória (Sodalício da Sacra Família) com Casas nos bairros da Tijuca e Jacarepaguá, onde é desenvolvido um trabalho de acolhimento às mulheres jovens e adultas cegas e em estado de vulnerabilidade, com o objetivo de promoção humana no mundo do trabalho e da educação. Uma personalidade que não podemos esquecer em nossa Arquidiocese é do Frei Anselmo Fracasso, OFM, sacerdote cego, escritor e atuante na Rádio Catedral. Frei Anselmo exerceu a função de assistente eclesiástico no IBC (Instituto Benjamin Constant) com os alunos cegos por muitos anos.

O objetivo da Pastoral é evangelizar todas as pessoas com algum tipo de deficiência visual e propiciar espaços eclesiais, buscando sempre o seu protagonismo e a liderança em diversos serviços ou ministérios em que for necessário. Há vários textos que fundamental o serviço e à inclusão da pessoa cega à sociedade e à comunidade. Destacamos: o cego Bartimeu, Mateus 10, 46-52.

A estrutura da Pastoral do Cego na Arquidiocese está constituída por um bispo referencial, um assistente eclesiástico (sacerdote), um assessor eclesiástico (diácono permanente) e por um leigo, coordenador arquidiocesano da Pastoral da Pessoa com Deficiência. A Pastoral do Cego possui um coordenador cego, indicado por um dos membros da Coordenação Arquidiocese. Uma religiosa da Congregação é a representante junto à Pastoral.

As atividades religiosas têm sido realizadas nas Paróquias Nossa Senhora de Fátima em Tomaz Coelho, Zona Norte do Rio e na Paróquia Nossa Senhora da Glória, Largo do machado. Os cegos participam proclamando as leituras dominicais em braile. Na sede da Pasped há uma impressora em braile, disponível às pessoas cegas das paróquias. Os encontros formativos acontecem na Cúria Metropolitana em datas marcadas pela Coordenação da Pasped durante o ano e no próprio local da fundação:

Sodalício da Sacra Família
Rua Alzira Brandão, 281TijucaTel. (21) 2569 3572