Como era esperado que um momento teríamos a presença de Dom Joel Portella, o nosso 1º Bispo Animador para a Pastoral da Pessoa com Deficiência… Aconteceu no Fórum do mês de abril, Um marco importante para as Pastorais e Movimentos Ecumênicos que tem como objetivo possibilitar espaços e dinamicidade das pessoas com deficiência na Igreja. Essa data, 05 de abril será memória perpétua e revigorante para os cegos, surdos, agentes de pastoral, lideranças, cadeirantes, intérpretes e pessoas com deficiência intelectual.
A cerimônia iniciou com a alegria e a espontaneidade de Dom Joel. Foi um reviver de olhares, abraços e emoção. Muitos dos cadeirantes estiveram com o padre Joel nos anos de 2005/2006, ano da CF que abordou o tema da Deficiência. Dom Joel se sentiu em casa. No seu discurso final destacou a força da união entre as deficiências. Nada mais humanizante e vital para nós é o Cristo que nos congrega como irmãos e nos convoca a sermos solidários uns com os outros, destacou.
Ao final , a Comunidade lhe ofereceu um presente como sinal da amizade. Ele afirmou ainda que acima de tudo o que nós ganhamos foi um AMIGO. Vocês têm um amigo, afirmou encerrando sua mensagem. O Coral das moças cegas do Sodalício da Sacra Família da Tijuca abrilhantou ainda mais a Festa de Acolhida. A confraternização entre todos, inclusive com Dom Joel foi o tom marcante: muita alegria, amizade e vontade de crescer juntos.
Agradecemos a Dom Orani que nos agraciou com um presente: Dom Joel caminhando com a Pastoral da Pessoa com Deficiência.