NO dia 12 de setembro de 2022, vamos comemorar a fundação dos 41 anos da presença ativa e genuína dos surdos na Igreja Particular do Rio de Janeiro. No Instituto Nacional de Educação dos Surdo (INES), no bairro de Laranjeiras, 7 jovens e adolescente surdos tiveram a intuição e o desejo de abraçar a fé católica.
Com o apoio de religiosas, leigos e particularmente do saudoso Monsenhor Vicente de Paulo Penido Burnier, teve início da caminhada de inserção e seguimento a Jesus Cristo, Caminho e Vida. E, desde da década de 80, as comunidades do Rio e do Estado foram anunciando por meio de testemunho e serviço que os surdos são capazes e são membros ativos dentro da Igreja.
No dia 12, portanto, comemoraremos os 41 anos de vida eclesial.
Nas Missas do dia 11 de setembro, faremos memória e colocaremos no altar da Eucaristia, todos os frutos colhidos até hoje e nossa gratidão e homenagem aos nossos pioneiros leigos e sacerdotes que apoiaram e incentivaram que as comunidades de surdos tivessem até hoje, essa bonita caminhada.
Oremos pelas Comunidades da Arquidiocese do Rio:
Copacabana,
Méier
Lagoa
Pavuna
Tijuca,
Penha
Riachuelo
Campo Grande
Jacarepaguá
E nas cidades do Estado do Rio: Volta Redonda, Niterói, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Macaé, São Pedro da Aldeia e São Gonçalo.