Pastoral do Surdo celebra seu patrono!

IMG-20210109-WA0001 (1)
Pastoral do Surdo comunica o falecimento da Sra. Lacy
9 de janeiro de 2021
IMG-20210121-WA0009
Pastoral do Surdo Leste 1 e amigos surdos do Brasil comemoram São Sebastião
24 de janeiro de 2021

Pastoral do Surdo celebra seu patrono!

unnamed (1)

No dia 24 de janeiro é o dia do Santo Patrono da Pastoral do Surdo, São Francisco de Sales.

Conheça a sua vida da infância até a sua partida para Deus!

São Francisco de Sales nasceu no Castelo de Sales, região da Sabóia, atual França, no dia 21 de agosto de 1567.

Sua mãe, uma condessa, buscou formá-lo muito bem com os padres da Companhia de Jesus, onde, dentre muitas disciplinas, também aprendeu várias línguas.

Muito cedo, fez um voto de viver a castidade e buscar sempre a vontade do Senhor. Ao longo da história desse santo muito amado, vamos percebendo o quanto ele buscou e o quanto encontrou o que Deus queria.

Estudou Direito em Pádua, mas, contrariando familiares, quis ser padre.

Foi um sacerdote que buscou a santidade não só para si, mas também para os outros. Sentindo o chamado de Deus para a vida sacerdotal estudou Filosofia e Teologia.

Fez doutorado em Direito Civil e Canônico.

Foi ordenado padre com 26 anos e trabalhou numa região da França (Sabóia) dominada pelos Calvinistas. Seu trabalho pastoral foi brilhante.

Enamorado da beleza e bondade divinas, é modelo de escritor, aberto ao diálogo, conciliador, pregador incansável, fundador solícito, sábio diretor e pastor de almas. Expressou, em 1609, no seu livro Introdução à Vida Devota (Filotéia), a convicção pessoal de que a santidade é para todos, independentemente do estado ou condição de vida.

Em 1616, publicou o Tratado do Amor de Deus, obra de grande profundidade espiritual, podendo ser considerada um diário da vida do autor. A obra foi dedicada a “Teótimo”,  que é a personificação do espírito humano, comum ao homem e à mulher, desejosos de progredir no amor divino.

 

Faleceu em Lyon, França, a 28 de dezembro de 1622.

Beatificado pelo Papa Alexandre VII, em 1661, foi canonizado pelo mesmo Papa, em 1665.

Pio IX o proclamou Doutor da Igreja a 16 de novembro de 1877, com o magnífico título de Doutor do Amor Divino.

Em 1923, foi declarado por Pio XI padroeiro da Boa Imprensa. Sua festa é celebrada no dia 24 de janeiro, dia em que seu corpo foi levado à sepultura definitiva, em Annecy.

Doutor da Igreja, é fundador da Ordem da Visitação, titular e patrono da família salesiana, fundada por Dom Bosco, que se inspirou nele ao adotar o nome salesiano. Também é patrono dos escritores e dos jornalistas devido ao estilo e ao conteúdo de seus escritos.

São Francisco de Sales, esse grande santo da Igreja, morreu com 56 anos, sendo que 21 deles foram vividos no episcopado como servo para todos e sinal de santidade.

Peçamos a intercessão desse grande santo para que, numa vida devota e vivendo do amor de Deus, possamos percorrer o nosso caminho em busca de Deus em todos os caminhos.

São Francisco de Sales, rogai por nós!

Sistema Salesiano de Comunicação Social / Canção Nova / Diocese de Divinópolis – MG

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *