São Francisco de Sales nasceu no Castelo de Sales, região da Sabóia, atual França, no dia 21 de agosto de 1567.
Sua mãe, uma condessa, buscou formá-lo muito bem com os padres da Companhia de Jesus, onde, dentre muitas disciplinas, também aprendeu várias línguas.
Muito cedo, fez um voto de viver a castidade e buscar sempre a vontade do Senhor. Ao longo da história desse santo muito amado, vamos percebendo o quanto ele buscou e o quanto encontrou o que Deus queria.
Estudou Direito em Pádua, mas, contrariando familiares, quis ser padre.
Foi um sacerdote que buscou a santidade não só para si, mas também para os outros. Sentindo o chamado de Deus para a vida sacerdotal estudou Filosofia e Teologia.
Fez doutorado em Direito Civil e Canônico.
Foi ordenado padre com 26 anos e trabalhou numa região da França (Sabóia) dominada pelos Calvinistas. Seu trabalho pastoral foi brilhante.
Enamorado da beleza e bondade divinas, é modelo de escritor, aberto ao diálogo, conciliador, pregador incansável, fundador solícito, sábio diretor e pastor de almas. Expressou, em 1609, no seu livro Introdução à Vida Devota (Filotéia), a convicção pessoal de que a santidade é para todos, independentemente do estado ou condição de vida.
Em 1616, publicou o Tratado do Amor de Deus, obra de grande profundidade espiritual, podendo ser considerada um diário da vida do autor. A obra foi dedicada a “Teótimo”, que é a personificação do espírito humano, comum ao homem e à mulher, desejosos de progredir no amor divino.
Faleceu em Lyon, França, a 28 de dezembro de 1622.
Beatificado pelo Papa Alexandre VII, em 1661, foi canonizado pelo mesmo Papa, em 1665.
Pio IX o proclamou Doutor da Igreja a 16 de novembro de 1877, com o magnífico título de Doutor do Amor Divino.
Em 1923, foi declarado por Pio XI padroeiro da Boa Imprensa. Sua festa é celebrada no dia 24 de janeiro, dia em que seu corpo foi levado à sepultura definitiva, em Annecy.
Doutor da Igreja, é fundador da Ordem da Visitação, titular e patrono da família salesiana, fundada por Dom Bosco, que se inspirou nele ao adotar o nome salesiano. Também é patrono dos escritores e dos jornalistas devido ao estilo e ao conteúdo de seus escritos.
São Francisco de Sales, esse grande santo da Igreja, morreu com 56 anos, sendo que 21 deles foram vividos no episcopado como servo para todos e sinal de santidade.
Peçamos a intercessão desse grande santo para que, numa vida devota e vivendo do amor de Deus, possamos percorrer o nosso caminho em busca de Deus em todos os caminhos.
São Francisco de Sales, rogai por nós!
Sistema Salesiano de Comunicação Social / Canção Nova / Diocese de Divinópolis – MG