Dia 20 de junho: Dia Mundial do Refugiado

12 de junho – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
12 de junho de 2020
Espiritualidade em tempo de Pandemia: surdos nas redes sociais
20 de junho de 2020

Dia 20 de junho: Dia Mundial do Refugiado

Desde 2001, o Dia Mundial do Refugiado é celebrado em 20 de junho.

Quem é o Refugiado?

São pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, nacionalidade, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados.

A vida como refugiado pode ser difícil de imaginar. Mas, para 25,4 milhões de pessoas em todo o mundo, é uma realidade apavorante. Eles contam com o nosso apoio para reconstruir suas vidas.

Para o ACNUR, a data é uma oportunidade para homenagear a coragem, a resiliência e a força de todas as mulheres, homens e crianças forçadas a deixar suas casas por causa de guerras, conflitos armados e perseguições.  Estas pessoas deixam tudo para trás, exceto a esperança. Mesmo em tempos de pandemia e incerteza, mantêm vivo o sonho de um futuro mais seguro.

Com diferentes atividades artísticas e de lazer com a população refugiada, lives nas redes sociais e a divulgação do relatório Tendências Globais sobre os deslocamentos forçados, o ACNUR e seus parceiros celebram o Dia Mundial do Refugiado reforçando o tema global “Todos podem fazer a diferença: cada ação é importante” – mas também levando em consideração as limitações impostas pela pandemia do novo coronavírus.

Acompanhe aqui.Webinar Dia Mundial do Refugiado: acolhida, integração e dignidade humana

20 de junho, às 10h

Evento virtual com a participação do ACNUR e de diversos outros atores que trabalham diretamente com o tema do refúgio, entre organizações, instituições e entidades públicas e acadêmicas. Contará com a participação de Prudence Kalambay, refugiada da RDC.

Acompanhe aqui.Webinar Deslocamentos: refúgio e imigração durante a pandemia

20 de junho, às 15h

Evento virtual promovido pelo Museu da Imigração, com participação do ACNUR, UNICAMP e do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado de SP. Contará com a participação de Prosper Sikabaka, refugiado da RDC reconhecido como cidadão brasileiro.

Acompanhe aqui.Webinar de lançamento do livro Passarela – português como língua de acolhimento para fins acadêmicos

20 de junho, às 15h

Lançamento do livro “Passarela”, produzido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com apoio do ACNUR. Trata-se da primeira publicação de ensino de português para refugiados e migrantes matriculados no ambiente universitário. O material já está disponível no site do ACNUR Brasil.

Acompanhe aqui.Webinar A questão do refúgio em tempos de pandemia

20 de junho, às 16h

Debate virtual promovido pelo Sesc-SP, com especialistas, sobre as dificuldades atuais de integração das pessoas refugiadas no Brasil. Contará com a participação de Carlos Escalona, refugiado venezuelano e empreendedor no Brasil.

Acompanhe aqui.Live Juntos #ComOsRefugiados

20 de junho, às 19h

Evento que conta com a participação de diversos artistas que se apresentarão virtualmente, em solidariedade às pessoas refugiadas. O refugiado Kaysar Dadour será uma das atrações, contando com a participação do Representante do ACNUR.Lançamento da exposição em realidade virtual “Em Casa, no Brasil”

21 de junho, às 9h

Lançamento em realidade virtual da exposição “Em Casa, no Brasil”, concebida pela ONG Estou Refugiado e realizada com o SESC-SP. A exposição virtual mostra por dentro como é uma Unidade de Habitação do ACNUR, casa utilizada para abrigamento de pessoas em contextos de emergência, e traz depoimentos de pessoas refugiadas que passaram a se sentir em casa no Brasil.

Acompanhe aqui.Live de Todos os Povos, com a Orquestra Mundana Refugiados

21 de junho, às 15h

Live sobre o projeto musical da Orquestra Mundana Refugi – composta por músicos brasileiros, refugiados e imigrantes de diversas partes do mundo, sob a direção musical de Carlinhos Antunes. Haverá uma participação de Chico Buarque, entrevistas com membros da orquestra e exibição do documentário “Orquestra de Todos os Povos”, assim como a exibição do clip “As Caravanas”.

Acompanhe aqui.Webinar: Impactos sociais e econômicos da Covid-19 para a mobilidade humana

22 de junho, às 16h

O seminário online organizado pelo ACNUR conta com a participação de representantes da Universidade de Brasília, Defensoria Pública da União e a organização Missão Paz para debater e lançar luz sobre os impactos da pandemia global do novo coronavírus em relação às pessoas em deslocamento e deslocadas.

Acompanhe aqui.Tendências Globais e Caminhos à Proteção de Refugiados e Migrantes em Minas Gerais

23 de junho, às 16h

Webinar realizado pelo ACNUR em parceria com o Governo do Estado de MG, Prefeitura de BH, ONG SJMR, PUC-Minas e participação de uma pessoa refugiada venezuelana. Na ocasião será lançado o mapa de georreferenciamento da população refugiada e migrante atendida pelo SJMR e serão apresentados resultados preliminares de pesquisa sobre impactos da COVID-19 em refugiados e migrantes na região meteopolitana de BH.

Inscrições aqui.Webinar: Refugiados e Migrantes – desafios nas relações de trabalho e geração de renda em tempos de crise

24 de junho, às 14h

Organizado pela Associação Antônio Vieira (ASAV), o evento se aprofunda no debate da inserção econômica e laboral de refugiados e migrantes na realidade brasileira e os desafios a serem superados por estas populações e pelos setores da economia do Brasil. Com participação da SODEXO, Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos, Observatório das Migrações de São Paulo e Escola Superior do Ministério Público.

Acompanhe aqui.Webinar Grandes Empresas e a Integração de Refugiados no Mercado de Trabalho

25 de junho, às 11h

Junta-se à Tent Partnership for Refugees, Agência da ONU para Refugiados e Rede Brasil do Pacto Global da ONU para uma para uma conversa com a WeWork sobre como a empresa tem apoiado refugiados no Brasil. O webinar é o primeiro de uma série conjunta sobre como a comunidade empresarial brasileira pode melhor integrar, economicamente, os refugiados no país.

Inscreva-se aqui!Live sobre o livro Valentes, Histórias de Refugiados no Brasil

26 de junho, às 18h

Live com as escritoras Aryane Cararo e Duda Porto de Souza, que traz um recorte histórico de conflitos por meio do relato de pessoas refugiadas e migrantes de diferentes regiões do mundo. Participam do evento online pessoas refugiadas no Brasil que foram retratadas no livro e uma profissional do ACN.

Fonte de Consulta: ACNUR – UNHCR

epa04910635 Refugees waiting to cross the border between Macedonia and Greece, near the town of Gevgelija, The Former Yugoslav Republic of Macedonia, 03 September 2015. The Gevgelija-Presevo journey is just a part of the journey that the refugees, the vast majority of them from Syria, are forced to make along the so-called Balkan corridor, which takes them from Turkey, across Greece, Macedonia and Serbia to Hungary, the gateway to the European Union. EPA/VALDRIN XHEMAJ

epa04910635 Refugees waiting to cross the border between Macedonia and Greece, near the town of Gevgelija, The Former Yugoslav Republic of Macedonia, 03 September 2015. The Gevgelija-Presevo journey is just a part of the journey that the refugees, the vast majority of them from Syria, are forced to make along the so-called Balkan corridor, which takes them from Turkey, across Greece, Macedonia and Serbia to Hungary, the gateway to the European Union. EPA/VALDRIN XHEMAJ

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.