Corpus Christi: Festa da Eucaristia, pão para os pobres!

936251cb2a41c34f5032c02c88709d0f
RENOVAI A FACE DA TERRA: SOLENIDADE DE PENTECOSTES!
29 de maio de 2020
download (1)
12 de junho – Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
12 de junho de 2020

Corpus Christi: Festa da Eucaristia, pão para os pobres!

Papa-Francisco-Eucaristia-1200x600

Uma das tradições típicas da comemoração no Brasil é a produção dos famosos tapetes de Corpus Christi. O costume é uma herança dos portugueses e suas confecções trazem símbolos e cenas importantes da religião católica. Os materiais utilizados são areia multicolorida, serragens, pó de café e fitas.

Curiosidades sobre a data religiosa

1. A expressão Corpus Christi pode ser traduzida como “Corpo de Cristo”. É uma festa cristã celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

2. A data faz referência à presença de Deus no sacramento da Eucaristia. Esse gesto representa o momento em que entramos em comunhão com Deus.

3. A celebração teve origem na cidade de Liège, na Bélgica.

4. No século XII, a freira Juliana de Cornillon teve repetidas visões que indicavam que ela deveria trabalhar para que houvesse uma festa na qual os fiéis teriam a oportunidade de adorar a Eucaristia, fortalecendo sua fé e reparando as ofensas ao Santíssimo Sacramento.

5. Ainda quando era bispo, o Papa Urbano IV teve conhecimento dessas visões e resolveu estendê-las à igreja.

6. Ele queria que o povo pudesse prestar honras a Jesus, pedir perdão pelos pecados e aceitar a Deus no sacramento da Eucaristia.

7. Um dos momentos mais bonitos que marca a festa de Corpus Christi no Brasil é a procissão eucarística.

8. Os fiéis enfeitam as ruas com flores e desenhos religiosos como se fosse um longo tapete colorido.

9. Essa demonstração de fé indica o caminho que será trilhado pelo sacerdote e o Santíssimo Sacramento.

10. A procissão representa a trajetória de Jesus a caminho do Monte das Oliveiras, onde passou suas últimas noites antes de ser preso e crucificado.

Oração especial para a data

“Na festa do seu corpo e sangue, dá-nos Senhor a certeza da tua presença nos dons eucarísticos! Na festa da vida, que deve ser cada Eucaristia, ensina-nos Senhor a comunhão com os irmãos, radicada na unidade sacramental. Ensina-nos que nunca é compreensível celebrar o gesto que significa sacrifício e dom da vida, união com Cristo e com os irmãos e fomentar divisões, cultivar discórdias e manter desigualdades! Impele-nos a viver cada eucaristia como atores comprometidos, convictos da tua presença, e não como simples espectadores”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *