A primeira reunião formativa da Pastoral do Surdo realizada no dia 09 de fevereiro contou com 44 pessoas. O encontro aconteceu na sala do 2º andar da Cúria Metropolitana do Rio e contou com representantes das Comunidades de Nova Iguaçu, Niterói, Pavuna, Lagoa, Copacabana, Riachuelo, Tijuca, Penha, Campo Grande, Méier e Jacarepaguá. Um surdo de Caxias do Sul esteve presente. Além de um jovem ouvinte da região dos Lagos que pretende futuramente fundar uma comunidade de surdos. Foi iniciada a reunião às 9h com a leitura do Evangelho dominical (Sal e Luz do mundo) e com a reflexão feita por Ana Maria de Niterói. Em seguida foram apresentados os seguintes itens: o ministério de gestão em nível Nacional (CN) , nível Regional Leste 1 e Local.
Outra reflexão foi a inserção devocional de Nossa Senhora do Silêncio nas Comunidades do Rio. Será solicitado o quadro de Nossa Senhora aos padres de Pequena Missão para Surdos de Londrina para que o mesmo visite as comunidades ao longo do ano.
Representantes da Pastoral estará presente na inauguração do Santuário Nacional dos Surdos na Cidade de Londrina – PR no dia 20 de junho.
A data da Romaria foi anunciada: 24 de outubro de 2020 no Santuário Nacional de Aparecida/SP. Com essa marcação, a o Encontro Regional Leste 1 foi transferido para o dia 12 de setembro: serão dois eventos:
Em seguida, foram apresentadas os modelos de camiseta e da bandeira do Regional Leste 1. Todos contribuíram com sugestões e no dia 04 de abril será eleita a nova camiseta.
O tema da Campanha da Fraternidade de 2020 foi apresento com a reflexão: “Viu, sentiu e teve compaixão”, a partir da parábola do Bom samaritano. Professor Cesar Bacchim, Coordenador Arquidiocesano da Pasped apresentou dois temas: Quaresma e Páscoa, ritos litúrgicos e atitudes do cristão surdo. Outro tema foi a origem do Carnaval até os dias de hoje.
Os intérpretes estiveram presentes (foto). Eles se reuniram por 45 minutos para tratar de assuntos como sinais na Liturgia e a formação permanente dos que atuam nas Comunidades dos surdos. ao meio dia foi rezado a Oração do Angelus e terminou com o lanche partilhado com todos. Muita animação e alegria do reencontro depois de um mês de recesso das férias.