Dia 11 de fevereiro: 27º Dia Mundial do Doente

Arquidiocese do Rio promove formação sobre o tema da CF 2019 para os agentes das Pastorais Sociais
10 de fevereiro de 2019
Comunidade de São Gonçalo acolhe o 3º Encontro Jovem Surdo
24 de fevereiro de 2019

Dia 11 de fevereiro: 27º Dia Mundial do Doente

“Recebestes de graça, dai de graça” (Mt 10, 8)

Queridos irmãos e irmãs!

“Recebestes de graça, dai de graça” (Mt 10, 8): estas são palavras pronunciadas por Jesus, quando enviou os apóstolos a espalhar o Evangelho, para que, através de gestos de amor gratuito, se propagasse o seu Reino.

Por ocasião do 27º Dia Mundial do Doente, que será celebrado de modo solene em Calcutá, na Índia, em 11 de fevereiro de 2019, a Igreja – Mãe de todos os seus filhos, mas com uma solicitude especial pelos doentes – lembra que o caminho mais credível de evangelização são gestos de dom gratuito, como os do Bom Samaritano. O cuidado dos doentes precisa de profissionalismo e ternura, de gestos gratuitos, imediatos e simples, como uma carícia, pelos quais fazemos sentir ao outro que nos é “querido”.

A vida é dom de Deus, pois – como adverte São Paulo – “que tens tu que não tenhas recebido?” (1 Cor 4, 7). E, precisamente porque é dom, a existência não pode ser considerada como mera possessão ou propriedade privada, sobretudo à vista das conquistas da medicina e da biotecnologia, que poderiam induzir o homem a ceder à tentação de manipular a “árvore da vida” (cf. Gn 3, 24).

Contra a cultura do descarte e da indiferença, cumpre-me afirmar que se há de colocar o dom como paradigma capaz de desafiar o individualismo e a fragmentação social dos nossos dias, para promover novos vínculos e várias formas de cooperação humana entre povos e culturas. Como pressuposto do dom, temos o diálogo, que abre espaços relacionais de crescimento e progresso humano, capazes de romper os esquemas consolidados de exercício do poder na sociedade. O dar não se identifica com o ato de oferecer um presente, porque só se pode dizer tal se for um dar-se a si mesmo: não se pode reduzir a mera transferência de uma propriedade ou de algum objeto. Distingue-se de presentear, precisamente porque inclui o dom de si mesmo e supõe o desejo de estabelecer um vínculo. Assim, antes de mais nada, o dom é um reconhecimento recíproco, que constitui o caráter indispensável do vínculo social. No dom, há o reflexo do amor de Deus, que culmina na encarnação do Filho Jesus e na efusão do Espírito Santo.

Continuação da Mensagem do Papa Francisco – visite o site da Arquidiocese do Rio: arqrio.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.