Missa e Curso de Conscientização sobre a Pessoa com Deficiência para leigos na Arquidiocese do Rio

sstopic
Pessoas com Deficiência participam da 92ª Semana Eucarística no Rio de Janeiro
23 de maio de 2018
IMG-20180510-WA0021 (1)
Festa Junina no Sodalício da Tijuca
24 de maio de 2018

Missa e Curso de Conscientização sobre a Pessoa com Deficiência para leigos na Arquidiocese do Rio

Missa Inclusiva no Ano da Misericórdia na Catedral do Rio em 2017.

Missa Inclusiva no Ano da Misericórdia na Catedral do Rio em 2017.

Dentre as atividades programadas para o Ano do Laicato, a Arquidiocese do Rio irá promover, junto à Pastoral da Pessoa com Deficiência (Pasped), um dia especial destinado a leigos e leigas das 270 paróquias da cidade. Além de celebração eucarística, será realizado um curso básico de convivência junto a cegos, surdos, cadeirantes, autistas e pessoas com demais deficiências.

O evento, que irá acontecer dia 2 de junho, na Catedral de São Sebastião, no Centro, tem a finalidade de conscientizar os leigos que atuam nas diversas paróquias da arquidiocese em relação à realidade social, familiar e religiosa vivida por pessoas com deficiência.

“A ideia é que eles tenham a possibilidade de ter contato com aquelas realidades que são próprias desse universo. Sejam cegos, surdos, sejam pessoas que tenham dificuldade de locomoção ou pessoas que tenham problemas mais ligados à deficiência intelectual”, afirmou o vigário episcopal para Caridade Social, cônego Manuel Manangão.

Além de valorizar o serviço feito por leigos e religiosos dentro das paróquias, o encontro advém da necessidade de acolhimento e integração dessas pessoas. Ele é uma forma de perceber a Igreja como um espaço inclusivo e de incentivar aqueles que possuem algum tipo de deficiência a terem uma participação mais ativa na vida religiosa.

“É uma conscientização primeiro para quem tem a deficiência perceber que faz parte da vida da Igreja. E ao mesmo tempo para o resto da Igreja perceber que aquelas pessoas com deficiências têm que ser necessariamente acolhidas, valorizadas, e que seja feito um trabalho com elas de reconhecimento e valorização de sua dignidade”, destacou cônego Manangão.

Atividades

Conforme programação, o encontro começa com o credenciamento e a contribuição de R$ 20 de cada participante. Às 9h será realizada a missa “O Rio Celebra”, com transmissão da RedeVida de Televisão e da Rádio Catedral, presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta. Depois da missa, seguida de café, haverá abertura do curso, por volta de 11h, feita pelo bispo auxiliar Dom Joel Portella Amado, e a introdução dos objetivos do curso com o coordenador arquidiocesano da Pasped, professor Cesar Bacchim.

Às 11h25 será apresentado o tema: “Os cegos – ambiente familiar, trabalho, vida pessoal, pastoral do cego e desafios importantes”. O segundo tema, às 12h15, irá tratar sobre as “Pessoas com deficiência intelectual: as famílias, a escola, catequese especial, movimento fé e luz e as superações”. A terceira palestra, às 13h, será sobre “Os surdos – a comunicação, Libras, a Pastoral do Surdo, trabalho e os desafios”. A última palestra do curso, às 13h40, abordará o tema: “Os cadeirantes – o movimento FCD, a acessibilidade nas igrejas e espaços da sociedade, a mídia e a cidade ideal”.

O encerramento, às 14h05, contará com a oração do Pai Nosso em Libras. Durante todo o evento haverá intérpretes em Libras para os surdos, á

Missa Inclusiva no Ano da Misericórdia na Catedral do Rio em 2017.

Missa Inclusiva no Ano da Misericórdia na Catedral do Rio em 2017.

udiodescrição de textos da missa para os cegos e banheiros acessíveis aos cadeirantes.

Inscrições

Os párocos receberam uma carta do bispo animador da Pasped, Dom Joel Portella Amado, pedindo para que eles indiquem uma ou duas pessoas de sua paróquia para participarem desse dia especial. As inscrições devem ser encaminhadas para o e-mail coordenacaopastoral@arquidiocese.org.br até o dia 28 de maio, e nelas devem estar incluídos o nome completo e o e-mail do participante, a paróquia da qual ele faz parte e seu respectivo pároco, e o vicariato do qual a paróquia pertence.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *