Regional Leste 1 (Estado do RJ) participa do 18º ENAPAS e do 8º ENAPAS

Foto Oficial do 18º Encontro Nacional da Pastoral do Surdo e do Intérpretes Católicos com surdos e ouvintes na cidade de Joinville (SC) no período de 16 a 20 de janeiro. Todos em pé. Sendo 7 padres e 1 bispo. total 103 pessoas.
Pastoral do Surdo do Brasil tem nova Equipe de Coordenação Nacional
24 de janeiro de 2018
Bandeira do Brasil com o mapa estilizado do mapa
FUTUROS ENCONTROS DA PASTORAL DO SURDO: Natal (RN), Belém (PA) e Manaus (AM)
24 de janeiro de 2018

Regional Leste 1 (Estado do RJ) participa do 18º ENAPAS e do 8º ENAPAS

Da esquerda para direita: Paula (Penha), Geraldo e Ana Maria (Niterói), (Isabel (Macaé), Janise (Jacarepaguá), Cesar (Lagoa), Kátia (Niterói), Iracema (Jacarepaguá), Felipe (Niterói) e Diácono José (Cúria)

Da esquerda para direita: Paula (Penha), Geraldo e Ana Maria (Niterói), (Isabel (Macaé), Janise (Jacarepaguá), Cesar (Lagoa), Kátia (Niterói), Iracema (Jacarepaguá), Felipe (Niterói) e José (Cúria)

O Regional Leste 1, desde 1990 (V Seminário da Pastoral dos Surdos, cidade de Vinhedo, SP), participa ativamente dos Encontros Bienais. Este ano, esteve presente no 18º ENAPAS e o 8º ENCICAT realizados na Diocese de Joinville (SC) no período de 16 a 20 de janeiro. Estiveram presentes com 10 participantes,  as vagas que eram destinadas para o nosso Regionbal, sendo 7 surdos: Janise, Iracema CRP – (Rio de Janeiro, RJ), Kátia, Filipe, Ana Maria (CL) e Geraldo (Niterói, RJ), Isabel (CRP)  (Macaé, RJ) e 3 ouvintes: Diácono Permanente: José Ferreira, assessor eclesiástico da PS, Paula (CRI) e Cesar (CRI).

O destaque se deu para a participação direta com a palestra de Janise, cujo tema abordou sobre a importância das Sagradas Escrituras para o surdo, protagonista na sociedade atual. Essa palestra foi exclusiva para os surdos (18/01), pois os intérpretes estavam noutro espaço da Casa de Formação para a realização do 8º Encontro Nacional).

Além desse momento específico, os demais participantes puderam conviver com as diversas pessoas de outros Regionais. Durante todo o evento, a LIBRAS foi a língua oficial e com tradução simultânea para o português. Os surdos demonstraram grande vivência de pastoral por meio do conhecimento bíblico (dinâmicas e gincanas, sempre ganhavam os primeiros lugares).  Agradecemos  à Arquidiocese do Rio de Janeiro que fraternalmente nos apoiou para que isso tudo pudesse ser realizado.

Isabel de Macaé ao lado de Dom Celso (Apucarana, PR) e Janise (Rio)

Isabel de Macaé ao lado de Dom Celso (Apucarana, PR) e Janise (Rio)

Surdos do Rio com roupas de Carnaval, serpentinas e confetes. Um surdo se vestiu de "Cristo Redentor" com os braços abertos.

Noite Cultural: o Rio mostrou o Carnaval com trajes típicos junto do “Cristo Redentor”.

 

Sete surdos em frente à Catedral de Joinville. Fachada de madeira escura, e escrito Catedral de Joinville, São Francisco Xavier.

Um grupo do Rio que ficou depois do Encontro visita os pontos turísticos da cidade.

 

 

 

 

Foto de 60 surdos no salão para a palestra específica deles.

Dia dedicado exclusivamente aos surdos no 18º ENAPAS

Cesar faz a tradução em LIBRAS ao lado de uma surda que usa LIBRAS para proclamar a 1ª Leitura.

Missa de Abertura na noite de 16 de janeiro na capela da Casa de Formação Shalom.

Paula, Janise e Isabel me frente à Casa de Formação da Paróquia de Nossa Senhora Medianeira, Diocese de Joinville (SC)

Paula, Janise e Isabel em  frente à Casa de Formação da Paróquia de Nossa Senhora Medianeira, Diocese de Joinville (SC)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.