No dia 08 de setembro, data festiva da Natividade de Maria, 4 ônibus saíram do Rio de Janeiro em direção ao Santuário Nacional em Aparecida, interior de São Paulo. Como acontece todo ano, este ano, mais de 120 surdos e ouvintes participaram da Romaria da Pastoral do Surdo. O evento foi organizado pela Coordenação Nacional. Logo bem cedo, no dia 09, sábado, dezenas de caravanas chegavam de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Segundo informação dada, eram cerca de 800 surdos do Sudeste e Sul do Brasil. O primeiro evento foi a Celebração da Eucaristia às 9:00 h no subsolo da Basílica Nacional. A Eucaristia foi presidida pelo Padre Agnaldo, de Belo Horizonte e atual Assessor Eclesiástico da Pastoral Nacional. Logo em seguida, diversas atividades de cunho pastoral e de evangelização foram apresentadas ao longo da manhã.
Esse ano, a Romaria teve um sentido mais bonito e ganhou um novo ardor de todos os romeiros: 300 anos da aparição da Imagem de Nossa Senhora em 1717 nas águas do Rio Paraíba do Sul. Maria, nos conduz a seu Filho Jesus e nos aponta para o Caminho da Vida.
A todos que puderam celebrar o Ano Mariano em Aparecida, recebam as graças necessárias para viver a santidade e o testemunho de Jesus no mundo.