Sábado de Formação Catequética para os Surdos do Rio

Grupo de Mulheres com deficiência todas no salão do 2º andar da Mitra no Bairro da Glória. Destaque para Antonia, Débora, Leonardo e sua namorada.
FÓRUM CELEBRA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER
10 de março de 2017
Padre Issac, ele é o Conselheiro do Movimento Fé e Luz. Esse Movimento trabalha com pessoas com deficiência Intelectual.
Padre Isaac Martinez, Conselheiro Espiritual Internacional do Movimento Fé e Luz escreve Carta a todos!
13 de março de 2017

Sábado de Formação Catequética para os Surdos do Rio

Eram mais de 60 surdos e intérpretes no dia 11 de março (sábado). Todos sentados para a foto na quadra Esportiva.

Surdos na Quadra Esportiva do INOSEL (Gávea) no dia 11 de março, Manhã de Formação Catequética.

Surdos sentados no salão do Instituto Nossa Senhora de Lourdes na Gávea no dia 11 de março.

Salão do Instituto. Surdos atentos à Formação Cristã. No dia 11 de março das 9h às 17h.

Está sentada Karine para passar os slides, em pé as 3 surdas de SP fazendo a apresentação da Palestra no dia 11 de março no INOSEL, na Gávea.

Equipe de SP apresenta o Livro Catequese Especial para Surdos.

No dia 11 de março, (sábado passado) logo pela manhã, chegavam os surdos e intérpretes no Instituto Nossa Senhora de Lourdes (INOSEL). uma Escola mista de alunos surdos e ouvintes dirigida pelas Irmãs de Nossa Senhora do Calvário. Logo cedo, foram recebidos com um café e sucos. Eram mais de 60 participantes. A Equipe formada pela Irmã Marta Barbosa (o), Marta Pimentel (s), Regina Botta (s) e Amélice Paqué (s). Todas pertencem à Pastoral de Surdo do Sul 1 (Estado de SP). No salão do INOSEL às 9:30 h foi feita a Abertura e o Acolhimento dos participantes da Pastoral do Rio e de Niterói. O objetivo do encontro foi a apresentação do Livro: Catequese Especial para Surdos (Livro do Catequista e do Catequizando). Na parte da manhã, todos participaram da apresentação em slides dos dois livros e do CD com temáticos em aberto, ou seja, o catequista pode adaptar, ampliar ou reduzir o tema da Catequese, conforme a faixa etária dos catequizandos.  O almoço foi servido ás 12:30h e em seguida a segunda parte com a apresentação ampla sobre o Tempo Litúrgico da Igreja e aprofundamento sobre a Missa. Os surdos tiveram o momento para troca de experiências, por meio de perguntas ou questionamentos. O evento foi encerrado às 17 h com a Oração Final e lanche. Os subsídios foram adquiridos pelos participantes e será iniciado ainda neste semestre momentos fortes de formação dos agentes da Pastoral e Catequistas. Temos muito a fazer para que o surdo se engaje e seja conscientemente um missionário da Igreja. Diversos momentos, o Papa Francisco fora citado como o Missionário de uma Igreja Acolhedora e que sai, vai em busca da ovelha e sem medo! A pastoral do surdo da Arquidiocese agradece a todos que colaboraram pela realização deste evento, a Irmã Marlene Mendonça, diretora do INOSEL, Ana Maria Reys, catequista da Igreja da Porciúncula de Niterói, Karine da Rocha, intérprete da Lagoa e Tijuca e ao professor Cesar pela articulação dos serviços. Foi um sábado sob a proteção de Nossa Senhora do Silêncio!

Os comentários estão encerrados.